Autenticação

Simpósio Metrológico na área da Saúde debateu as lições aprendidas para os novos tempos.

No período de 19 a 23 de julho a Remesp realizou a 10ª edição do Simpósio de Metrologia na Área da Saúde, o MetroSaúde, desta vez totalmente online, e neste ano teve mais uma novidade a Feira Virtual para Qualidade na área da Saúde.

O simpósio teve como tema principal a “Metrologia para os novos tempos: regulação e a desburocratização” e o painel 1 apresentou sobre a Lei de Liberdade Econômica - Modelo Regulatório, normalização, fiscalização e o impacto para a Indústria de Equipamentos e Materiais para a Saúde, tendo palestrantes os renomados Hercules Antonio da Silva Souza, Chefe da Divet do Inmetro, Leandro Rodrigues Pereira,  Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa e Joffre Moraes, Gerente de Estratégia Regulatória da Abimo.
 
Foram vários temas apresentados, com a interação dos participantes, como a Educação continuada na metrologia aplicada a área da Saúde; Por que compramos mal na área da saúde?; Gestão Metrológica 4.0 na área da saúde; Metrologia na acreditação e engenharia clínica; Estamos prontos para sermos avaliados?; Assistência segura: Sinergia entre a equipe assistencial e engenharia clínica num ambiente de Crise; A pandemia e a Metrologia Aplicada à Engenharia Clínica e Hospitalar, lições aprendidas.
 
O evento contou com as presenças dos conceituados profissionais tais como: Alexandre Ferreli, Vice-Presidente Relações Institucionais da ABEClin; Fábio Martins Correa, Diretor Corporativo de Engenharia Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP; Suzy Cristina Bruno Cabral, Gerente Sênior de Engenharia Clínica e Processos de Centro Diagnóstico do Grupo Fleury, Alexandre Hermini, Docente da Unicamp; Rosana Pires, Gerente de Enfermagem do Hospital 09 de Julho – DASA; entre outros.
 
No MetroSaúde tiveram mesas redonda nas quais os desafios na pandemia da Covid-19 foram apresentados, dentre estes O impacto da Engenharia Clínica na assistência ao paciente crítico, Lições aprendidas no tratamento da Covid; Segurança no processamento de Materiais e Equipamentos e o impacto assistencial, Interdisciplinaridade e assistência segura; A Gestão do Legado da Pandemia - o caso dos equipamentos médicos; As lições aprendidas com a pandemia que deveremos passar para os futuros profissionais da saúde; A contribuição da Engenharia Clínica para a instalação e funcionamento dos hospitais de campanha; Os centros de diagnósticos como suporte à pandemia.
 
A Feira Virtual teve a participação dos prestigiados Institutos, Associações e Empresas do setor como Sebrae Nacional, Abimo, Abrac, Arkmeds, Dekra Vistorias, Instituto E-Class, LRM Laboratório Metrológico, Medial Service, Orbis Gestao de Tecnologia, Samtronic, Surgical, Techealth Engenharia e Total Safety.
 
Este evento só foi possível com o apoio da comissão cientifica organizadora alinhada aos objetivos do evento e da Remesp, e com a participação dos representantes usuários da indústria e organizações de saúde, como hospitais e centros de diagnóstico. também estiverão presentes as instituições de ciência e tecnologia, setores de regulamentação, normalização e metrologia, fiscalização, instituições de tecnologia e acadêmicas, e órgãos de governo como, Ministério da Saúde, Anvisa e o Inmetro.
 
A Rede Metrológica agradeceu a todos que construíram este evento, tais como também os patrocinadores e apoiadores, convidados e palestrantes, o simpósio foi de grande conhecimento metrológica para qualidade na área da saúde.
 
Os agradecimentos se estenderam aos mais de 100 participantes por fazerem parte do MetroSaúde 2021 e certos que o aproveitamento de todos foi grandioso.
 
Com o sucesso deste ano a comissão organizadora confirma, para 2022, a 11ª edição do MetroSaúde.