Autenticação

MetroAlimentos teve como foco a segurança alimentar e nutricional no Brasil.

A Remesp, Rede Metrológica do Estado de São Paulo, promoveu nos dias 11, 12 e 13 de maio mais uma edição, totalmente online, do Simpósio de Metrologia para a Gestão da Qualidade dos Alimentos, o MetroAlimentos e como tema central “O alimento é seguro? A metrologia responde.”

O evento teve o objetivo o impacto e a importância dos regulamentos no processo produtivo e nas análises laboratoriais, tendo como base as atualizações das agências reguladoras e de informar sobre as questões relativas aos requisitos obrigatórios para rotulagem nutricional e a importância do correto uso do Sistema Internacional de Unidades e das técnicas de análises laboratoriais.
 
Na palestra de abertura a Maria Cecília Cury Chaddad, Cofundadora do Movimento Põe no Rótulo, falou sobre a segurança alimentar pela perspectiva jurídica e o direito dos consumidores à informação como norte para a metrologia.
 
O evento apresentou os painéis Desafios metrológicos na segurança e qualidade dos resultados analíticos e a Disseminação da metrologia no ensino e na sociedade, contanto com as presença dos renomados profissionais tais como: Janaína Marques Rodrigues, pesquisadora do Inmetro; Patrícia da Silva Trentin, Gerente da Cetesb; Vitor Hugo Polisél Pacces, Docente e Pesquisador do Instituto de Química de São Carlos da USP; Ana Rita de Araújo Nogueira, Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste; Emy Takemoto, Diretora Técnica do Núcleo de Programas Interlaboratoriais do Instituto Adolfo Lutz, entre outros.
 
No simpósio houve também a participação dos prestigiados Institutos e Organizações como Anvisa, Abia, Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFGS, Biomerieux, dentre outros, nas mesas redondas sobre as RDCs referente aos Requisitos obrigatórios para rotulagem nutricional em alimentos, Padrões para análises macro, microscópicas e instrumental em alimentos e os Desafios para as cadeias produtivas de alimentos com a presença dos especialistas Tiago Lanius Rauber e Graziela Costa Araújo; Alexandre Novach; Eduardo Cesar Tondo; e Felipe Zattar.
 
Em nome da Remesp, a equipe organizadora do MetroAlimentos 2021 agradeceu a todas as organizações e personalidades que construíram este evento. Com o auxílio dos patrocinadores e apoiadores, convidados e palestrantes, o evento foi repleto de conteúdos fundamentais para o setor de alimentos.
A rede também agradeceu os mais de 170 participantes por fazerem parte do MetroAlimentos 2021 e a certeza de que todos aproveitaram ao máximo todas as trocas de conhecimentos. 
 
O evento foi um sucesso e com êxito deste ano a organização já confirmou a próxima edição para 2022.