Autenticação

Desafios e oportunidades dentro da Agenda Regulatória para Metrologia Legal 2022/2023 são temas de debate em seminário

A Remesp em conjunto com a Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro, realizou a IV edição do Seminário de Metrologia Legal, totalmente online, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2021,como tema central “Desafios e oportunidades dentro da Agenda Regulatória para Metrologia Legal - 2022/2023”.

O seminário contou com a participação de nomes de grande importância para metrologia legal como Marcio André Brito Diretor Presidente da Anodi, Periceles José Vieira Vianna Diretor da Dimel-Inmetro, Ricardo Gambaroni Superintendente do Ipem-SP e Ricardo Rodrigues Fragoso Diretor Geral da ABNT, entre outros.

Agenda Regulatória 2022 / 2023 para a Metrologia Legal do Inmetro foi o tema do primeiro painel do evento com o palestrante Marcelo Luiz Figueiredo Moraes - Chefe da Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica da Dimel onde ele ressaltou “Que é fundamental a participação dos laboratórios, dos fabricantes, dos usuários, de todas as partes que são afetadas pelos regulamentos, elas têm que ter participação direta neste trabalho. O sucesso deste trabalho depende desta participação. Um bom regulamento só ser elaborado, só vai ter sucesso no controle, na resolução de algum problema se tiver a participação total, comprometimento total do setor produtivo”.

No evento tiveram vários temas apresentados tais como: A Visão da Indústria sobre o Futuro do Controle Metrológico; Integridade de dados em pesagem na indústria 4.0; O papel das Oficinas Permissionárias; Fiscalização 4.0; A contribuição dos fabricantes de instrumentos de pesagem para a Metrologia Legal; Laboratórios de Ensaios designados pela DIMEL; O uso de tecnologias de comunicação na área de metrologia legal.